Localizada no Rio Vermelho, em Florianópolis. Este bairro, embora esteja bem próximo à praia, ainda preserva características rurais. A residência foi construída no lugar de uma casa tipo “estúdio”, que já estava com a estrutura precária e não atendia mais o programa de necessidades dos proprietários, que são de Jaraguá do Sul e, todos os finais de semana, viajam para curtir a Capital. A ideia era erguer uma casa nova, no local da antiga, que privilegiasse o lazer e o convívio social, visto que se trata de uma residência de final de semana.
O novo programa pedia duas suítes, cozinha integrada com a sala, varandas e uma piscina com raia.
O lote, na época do projeto, já estava maior ( pois foi comprado o lote dos fundos ) e oferecia duas frentes, uma para o sul e outra para o norte. Essa condição foi decisiva para implantar a casa no meio do terreno e locar toda a área de convívio, lazer e dormitórios na fachada norte, por causa da melhor orientação solar.
Na fachada voltada para o sul, estão os banheiros e uma varanda. Na sala de estar, ambas as esquadrias que se abrem para as varandas são generosas e proporcionam a ligação exterior interior e também possibilitam a ventilação cruzada no ambiente, que deixa a casa arejada mesmo nos dias quentes de verão.
As varandas possibilitam ampliar os ambientes e acomodar mais pessoas em dia de festa, e também oferecem a chance para se refugiar das fortes rajadas dos dois tipos de vento mais constantes na Ilha, o Sul e o Nordeste.
No lado oeste, além da contribuição para a iluminação natural abundante, os panos de vidro tem como tarefa, enquadrar a paisagem do morro. E também propiciar o acúmulo da radição solar para esquentar a casa nas noites frias do inverno no sul do Brasil.
Alguns móveis ( mesa de jantar e mesa da churrasqueira ), de madeira Itaúba, foram feitos com sobras das peças da estrutura da casa.
Informação Complementar:
- Projeto estrutural, elétrico, hidráulico e execução: RGA Engenharia